Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Vídeos

Como deixar o modelo 3D mais leve - Advance Steel Tutorial

Tiago Carnovali
Escrito por Tiago Carnovali em junho 22, 2021

Os modelos 3D que você anda fazendo com Advance Steel parecem muito pesados? Você sente que fica difícil quando você precisa rotacionar, afastar ou aproximar o modelo? Se você tá precisando resolver esse problema fica comigo até o final que eu vou te mostrar como você pode resolver isso.

Se você ainda não me conhece, meu nome é Tiago Carnovali e eu ajudo projetistas e engenheiros a fazerem projetos de forma mais rápida, com a única coisa que é capaz de acelerar um projeto, a criação de automações!

Então vamos direto ao assunto porque eu sei o nervoso que dá quando agente tá com o prazo apertado para entregar um projeto e começa aquele trava-trava, isso sem falar quando isso evolui para um erro fatal que faz você perder uma parte gigante do seu modelo e do seu tempo também.

E esse exato problema estava acontecendo comigo uns 3 meses atrás, eu já tinha fuçado em vários parâmetros do software, e nada. E com aquela pressão do final do prazo chegando eu resolvi tirar uns minutos para pesquisar sobre assunto. Encontrei no site oficial da Graitec do Reino Unido um artigo excelente, escrito por um expert em Advance Steel chamado Aleck Giles, inclusive eu vou deixar o link do artigo em inglês aqui na descrição para quem quiser se aprofundar no tema.

Artigo Aleck Giles

E foi juntando as informações que eu peguei nesse artigo com a minha experiência profissional de quase 25 anos usando o AutoCad em projetos que eu consegui resolver esse problema com os 3 passos que eu vou te mostrar agora na tela do meu computador.

DICA 1

Confira se o seu computador tem os requisitos mínimos para rodas o Advance Steel, use um SSD para salvar os seu modelos e configure corretamente a sua placa gráfica.

Requisitos do sistema Advance Steel 

DICA 2

Limpeza e correção do modelo Comandos Purge e Audit. Verifique a quantidade de itens (ate 25k modelos pequenos de 25 a 100k modelos médios, de 100k a 250k modelos grandes, acima de 250k modelos muito grandes. Considere dividir o seu modelo ou trabalhar com xRef se estiver trabalhando com modelos grandes ou muito grandes.

DICA 3

Apresentação dos objetos Parafusos não sólidos, vigas e placas sem recortes, encurtamentos, processamento de contornos e furos. Limite o uso de peças especiais e de perfis compostos e mantenha a visualização simplificada (alta complexidade) Sempre que possível mantenha as telhas e as hachuras das grades de piso desabilitadas ou simplificadas Não crie grupos para suas montagenes Abuse das Model Views e work áreas. Use apenas o necessário e mantenha a visualização desligada sempre que possível.

DICA 4

Saber quando aplicar cada estilos visual corretamente durante a modelagem.

DICA 5

Melhorar as configurações dos estilos visuais do meu template.

 

Forte abraço

 

Até a próxima.

 

Opá, tudo bem?

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Assista também

Como gerar desenhos Automáticos no Advance Steel

Advance Steel Tutorial: Treliça do Zero - Modelagem 3D